segunda-feira, 25 de maio de 2015




Ano internacional da Agricultura Familiar

Resultado de imagem para agricultura familiar

Ano internacional da Agricultura familiar O Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014 visa a aumentar a visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focalizando a atenção mundial em seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutricional, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais. O objetivo do AIAF 2014 é reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança rumo a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado. O AIAF 2014 vai promover uma ampla discussão e cooperação no âmbito nacional, regional e global para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam e ajudar a identificar maneiras eficientes de apoiar os agricultores familiares.

Fonte: http://www.fao.org/family-farming-2014/home/what-is-family-farming/pt/


Questões para serem postadas no blog, após o trabalho feito em sala de aula:

a) O que é agricultura familiar? Discuta com seus colegas e responda em seu caderno. Após a discussão, procure sobre o conceito de agricultura familiar no site oficial do Ano Internacional da Agricultura Familiar. (http://www.fao.org/family-farming-2014/pt/)

b) Por que existe essa preocupação mundial com a agricultura familiar? Há, de fato, escassez de alimento no mundo?

c) É possível realizar a agricultura familiar em qualquer região? Pensando na questão do Solo, qualquer Solo é propício à agricultura familiar? Justifique sua resposta.

d) Você concorda que agricultura familiar seria uma solução para erradicar a fome?

e) Os cultivos das hortas escolares e comunitárias se assemelham com a ideia de agricultura familiar apresentada no site oficial?

sábado, 23 de maio de 2015

Olá a todos!

Para vocês que gostaram muito do vídeo - Vamos falar sobre solos -  da apresentação realizada na última semana e gostariam de rever, segue o link:

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Seguir as instruções para criar os blogs (um por grupo) - Tarefa 1

Criação dos Blogs

Existem vários serviços para criação de Blogs na internet, dentre eles optamos pelo Blogspot, pois a criação do Blog por meio desse serviço é simples, rápida e gratuita. O roteiro a seguir fornece um passo a passo de como criar um Blog na plataforma Blogspot.

Roteiro Para a Construção dos Blogs Pelos Alunos:

Para criar um Blog no Blogspot, você precisa ter uma conta de e-mail no gmail. Se por acaso você não tiver uma conta, o primeiro passo é acessar o site gmail.com, clicar em “Criar uma conta” e preencher os dados da página seguinte.


Após a criação do e-mail do gmail, você deverá seguir as seguintes etapas para criar o seu Blog. 

Etapa 1

Para criar o seu Blog, acesse o site www.Blogspot.com e entre com seu e-mail do gmail e senha.


Etapa 2

Após ter acessado o Blogspot, clique no botão “Novo Blog” que aparecerá na página principal.


Etapa 3

Aparecerá uma tela para dar título ao seu Blog e criar um endereço de acesso. No endereço você criará uma URL para o seu Blog, a URL terá um aspecto parecido com o exemplo: “http://alquimiadosaberes.Blogspot.com.br”.

Caso a URL proposta por você já exista, você poderá criar uma nova que ainda não foi usada por ninguém no Blogspot. Após o preenchimento desses dados, você poderá escolher um modelo de layout para o seu Blog. Caso você não fique satisfeito com a escolha do layout, não se preocupe, o modelo pode ser trocado e modificado após a criação do Blog. Depois de ter escolhido o primeiro layout, clique em “Criar Blog” e seu Blog estará pronto.


Fazendo o seu primeiro post

Para fazer seu primeiro post, clique no ícone com o desenho de uma caneta ou em “Iniciar postagem”. Você será redirecionado automaticamente para a página de novas postagens.


Digite um título para a sua postagem e escreva um texto falando sobre um assunto do seu interesse, algo que você goste muito. Quando terminar a edição do seu texto, clique em “Publicar” para que o conteúdo seja enviado para a página principal do seu Blog.



Visualizando o Blog

Para visualizar seu Blog, clique no botão “Visualizar Blog” no topo da página.


O Blogspot oferece muitas ferramentas interessantes para editar seu Blog, fique a vontade para explorá-las.

Responder o questionário em folha separada para entregar - Tarefa 1

QUESTIONÁRIO I SOBRE O ACESSO E USO DE MÍDIAS

1-Em que série você está? _______________

2- Quantos anos você tem?_______________

3-Você acessa a internet
( ) Em casa , pelo computador ou tablet
( ) Na casa de familiares ou amigos
( ) No telefone celular
( ) Em lan houses
( ) No laboratório de informática da escola
( ) Em locais públicos, por wi-fi
( ) Não acesso a internet

4-Com que frequência você acessa a internet?
( ) Menos de uma vez por semana
( ) Uma vez por semana
( ) Duas vezes por semana
( ) Mais de duas vezes por semana
( ) Três vezes por semana
( ) Todos os dias

5-Que tipos de conteúdo você acessa com maior frequência?
( ) E-mail
( ) Redes sociais (Facebook, Orkut, Twitter...)
( ) Sites de entretenimento (Blogs de humor, YouTube...)
( ) Sites de informação (Revistas, jornais, Blogs de discussão...)
( ) Sites ou programas de bate-papo
( ) Sites com vídeo aulas
( ) Sites de busca e pesquisa (Google, Wikipedia...)

6-Você considera a internet importante para seus estudos?
( ) Sim, mas prefiro outros recursos
( ) Sim, mas considero necessário complementar minhas pesquisas com outros recursos
( ) Sim, a internet constitui base principal de minhas pesquisas
( ) Não considero a internet importante

7-Você já visitou algum Blog?
( ) sim
( ) não

8-Quais tipos de Blogs você costuma visitar?
( ) Pessoal
( ) Humor
( ) Jornalístico
( ) Poemas
( ) Fotos e Vídeos
( ) Educacionais
( ) Outros _______________________________

9-Você tem um Blog pessoal?
( ) sim
( ) não

10-Você sabe utilizar as ferramentas de edição do Blog?
( ) sim
( ) não
( ) mais ou menos

Comentários adicionais:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


segunda-feira, 4 de maio de 2015


Homem consegue fazer uma floresta crescer em pleno deserto

Entenda como
Responda rápido: é uma boa ideia tentar plantar alguma coisa em um solo desértico? Pois é. A sua resposta é a mesma dada por quase todo mundo: lógico que não é uma boa ideia. A opinião é diferente, porém, para um homem chamado Yacouba Sawadogo que, indo contra a lógica mais fácil, conseguiu fazer o solo desértico ficar produtivo.
Sawadogo simplesmente desenvolveu uma nova forma de reflorestamento e reaproveitamento do solo no país africano de Burkina Faso, afinal ele já sabia que uma terra, para ser produtiva, precisa ser também bem tratada. A questão era descobrir um jeito de tratar da maneira certa um solo desértico que havia sofrido erosão graças ao alto índice populacional da região.
Na década de 80, cansado de ver suas plantações acabando por causa da terra “ruim”, Sawadogo decidiu colocar em prática um antigo ensinamento conhecido como “zai”, que consiste em fazer sequências de pequenos buracos no chão para preenchê-los com adubos e fezes de animais. Essas aberturas são capazes de reter a água da chuva e manter uma espécie de reserva. As sementes de árvores plantadas ali crescem normalmente.

Dicas

Os terrenos devem ser preparados durante a seca, o oposto do que se poderia imaginar seguindo um raciocínio lógico, e por isso Sawadogo chegou a ser ridicularizado pelos moradores vizinhos. O fato é que, depois de 20 anos, as terras de Sawadogo estavam produtivas e ele já tinha uma floresta de 30 hectares, com mais de 60 espécies de árvores.
Quando percebeu que suas estratégias estavam funcionando, o fazendeiro passou a organizar palestras em suas terras, para ensinar a técnica a outros interessados. A ideia foi tão incrível que o cineasta Mark Dodd resolveu criar um documentário e narrar a história do “Homem que parou o deserto”, contando como apenas ele salvou a vida de uma das regiões consideradas mais desérticas de todo o mundo.
Agora que a prática já é divulgada, Sawadogo tem recebido doações do mundo inteiro, para investir em suas pesquisas e em usos de técnicas como as de escoamento lento, que leva água de poço à terra.

Mais usos

A pergunta que fica é: será que essa técnica não pode ser usada em outras regiões secas além da África? Aqui mesmo, no Brasil, enquanto você deixa a água do chuveiro correndo por alguns minutos até que o aquecimento a gás faça efeito, famílias inteiras no Nordeste vivem com baldes de água que conseguem nas visitas raras de caminhões-pipa. Essas mesmas famílias sofrem com a seca, com a morte de seus animais sem pasto, com a falta de trabalho e oportunidade.
A ideia de Sawadogo já é reconhecida como uma das mais eficazes de todos os tempos e poderia ser bastante útil em casos como os comuns – e esquecidos – aqui mesmo, em nosso país.
Chris Reji, do World Resources Institute, acredita que a ideia deve ser espalhada a milhões de fazendeiros em todo o mundo, para que cada vez mais árvores sejam plantadas, o que alteraria as condições do solo e, inclusive, ajudaria na adaptação às mudanças climáticas. E aí, o que você acha de ajudar a espalhar essa ideia?
Desde que Dodd produziu o filme sobre a história de Sawadogo, a atenção ao caso tem sido cada vez maior. Ele já deu palestras em vários eventos de agricultura e sustentabilidade.
Esta reportagem foi retirada e adaptada e, se encontra disponível para acesso no link: http://www.megacurioso.com.br/mundo-verde/40709-homem-consegue-fazer-uma-floresta-crescer-em-pleno-deserto-entenda-como.htm 


Projeto Solo em Foco – Cronograma


Tarefa
Descrição
Datas
1
Responder o QUESTIONÁRIO I SOBRE O ACESSO E USO DE MÍDIAS em folha separada para entregar (atividade inclusa dia 11/05/2015).

Acessar o blog do Olegário e seguir as instruções para criar os blogs por grupo (previamente formado).

Endereço eletrônico do blog: solos2015olegario.blogspot.com

Semana do dia 11 a 15 de maio
2
- Fazer uma entrevista com algum familiar ou alguém responsável por alguma horta (elaborar previamente as perguntas a serem feitas durante a entrevista);

- Trazer amostra de solo (no mínimo uma por grupo) – o suficiente para encher uma garrafa PET de 2L;

- Trazer uma garrafa PET de 2L vazia (por grupo) para plantar alguma hortaliça;

- Elaborar e preencher uma tabela registrando as características do solo (por exemplo: presença de folhas, presença de esterco, umidade, entre outras);

- Fazer registros da entrevista, da coleta da amostra ou de temas relacionados através de fotos (que serão usadas posteriormente para o concurso de fotografia).

Semana do dia 25 a 29 de maio
3
- Fazer a 1ª postagem no blog que o grupo criou colocando as informações referentes à tarefa anterior.
Semana do dia 25 a 29 de maio
4
- Tirar fotografias relacionadas ao tema solos e agricultura familiar para o concurso de fotografias e postar no blog do grupo. (2ª postagem)
Semana do dia 01 a 05 de junho
5
- Atividade sobre resolução do CONAMA (a atividade será postada no blog do Olegário e suas respostas devem ser postadas no blog do grupo). (3ª postagem)
Semana do dia 08 a 12 de junho
6
- Postar os resultados do experimento 1. (4ª postagem)
Semana do dia 15 a 19 de junho
7
- Postar os resultados do experimento 2. (5ª postagem)
Semana do dia 29 a 03 de junho
8
- Postar os resultados do experimento 3. (6ª postagem)
Semana do dia 03 a 07 de agosto
9
- Postar os resultados do experimento 4. (7ª postagem)
Semana do dia 17 a 21 de agosto
10
- Postar os resultados do experimento 5. (8ª postagem)
Semana do dia 07 a 11 de setembro
11
- Postar as respostas dos exercícios. (9ª postagem)
Semana do dia 28 a 02 de setembro
12
- Postar os resultados da pesquisa. (10ª postagem)
Semana do dia 05 a 09 de outubro
13
- Postar a atividade de fechamento do projeto (conclusão). (11ª postagem)
Semana do dia 26 a 30 de outubro









































              
                                               Professora Rose e bolsistas do PIBID-Química